
Nos anos 50/60, a produção em massa valorizava a quantidade do produto, não a sua qualidade ou a satisfação do cliente. Eram poucos ou nenhum concorrente, a venda era baseada na produção e na oferta dos produtos no mercado. Todas as tarefas seguiam um mesmo padrão, o foco era no produto e na eficiência dos empregados, que tinham a sua força de trabalho explorada ao máximo.
Atualmente, a qualidade é fundamental. A satisfação do cliente está em primeiro lugar, para garantir seu futuro retorno. Para isso, a venda está focalizada na demanda, de acordo com a procura do produto pelo cliente no mercado. A INOVAÇÃO modificou o padrão dos produtos, permitindo atender melhor às necessidades dos clientes, moldando-se a cada um deles. Valoriza-se a eficácia e o resultado, que tem que ser a satisfação do cliente com o produto. Por isso, muitas empresas utilizam as cadeias de suprimentos que são organizações envolvidas em diferentes processos e atividades, com o objetivo de fornecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes. Aplicando à logística, é o processo que vai desde a compra de matéria-prima e seu armazenamento, até a entrega ao cliente, no local e hora exata e com a qualidade exigida por ele.
Por isso, o gerenciamento da cadeia de suprimento é um importante diferencial competitivo, pois visa o aumento do valor dos clientes e a otimização do fluxo de produtos, serviços e informações relacionadas.
Fonte: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/PRG_0599.EXE/5880_2.PDF?NrOcoSis=16190&CdLinPrg=pt
Isabella Lanna
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