
INFORMAÇÃO: Ação de informar ou informar-se; Fator qualitativo que designa a posição de um sistema, e eventualmente transmitido a outro; Quantidade de informação, medida quantitativa da incerteza de uma mensagem em função do grau de probabilidade de cada sinal que compõe essa mensagem; Teoria da informação.
Tecnologia de Informação designa uma série de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso de informação.O termo TI também é comumente usado para designar o conjunto de recursos não-humanos dedicados a armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo como esses recursos são organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas...
A sigla TI, tecnologia da informação, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática. É a difusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes. Seu acesso pode ser de domínio público ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas.
A aplicação, obtenção, processamento, armazenamento e transmissão de dados também são objeto de estudo na TI. O processamento de informação, seja de que tipo for, é uma atividade de importância central nas economias industriais avançadas por estar presente com grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, no rádio e na televisão.
As tecnologias da informação não se referem somente a componentes de máquina. Técnicas de classificação, por exemplo, são tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação e que não necessitam de máquinas, apenas de um esquema. Este esquema pode, também, ser incluído dentro de um software que será usado, mas não elimina o fato que a técnica já existia independentemente do software.
O principal objetivo das empresas ao usar TI é minimizar os custos e otimizar os recursos envolvidos em cada projeto conduzido para tal fim. Para atingir esses objetivos um dos principais instrumentos é a Arquitetura da Informação da empresa, a qual explicita a correlação dos Processos/Subprocessos do Negócio, que compõem a sua Cadeia de Valores, com os Assuntos de Informação (conjunto de informações fortemente relacionadas) que são criados ou usados pelos mesmos para gerar os resultados almejados.
Esta arquitetura, que nada mais é do que um Modelo de Negócio, tornando-se indispensável para o planejamento, construção, manutenção e evolução de toda a infra-estrutura responsável pela geração e disponibilização de informações, envolvendo tanto sistemas em nível transacional como aqueles voltados a suportar processos de tomada de decisão.
Fabiane da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário