terça-feira, 18 de novembro de 2008

Supply Chain Management (SCM)

Supply Chain Management (SCM)
(SCM - Gestão da Cadeia de Suprimentos)

Figura: competição entre “virtuais unidades de negócios”.

Supply Chain Management é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência.
Atualmente, o nível de exigência dos consumidores tem aumentado vertiginosamente, o SCM permite às empresas alcançar altos níveis competitivos, com rapidez e sem perder a qualidade.

Objetivos:

O sistema inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final, envolvendo aí o relacionamento entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo, etc.
Fiscalizar alguns indicadores de desempenho fundamentais para o controle do resultado. Exemplo:
· A qualidade e a inovação dos produtos e serviços;
· Velocidade da execução dos processos;
· Tempo de chegada ao mercado e aos consumidores;
· Nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda.
Possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de entrega e qualidade para os relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam na produtividade.
Integrar os fluxos de informações para as programações de envio e recebimento com os outros processos.


FONTE:
SAP Brasil:
http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/scm/index.epx;
http://www.numa.org.br/conhecimentos


Fabiane da Silva

Nenhum comentário: